Dúvidas Locador - Viva Imóveis

DÚVIDAS FREQUENTES – LOCADOR


RECEBIMENTO DE ALUGUEL

Quando receberei o aluguel?

R.: A VIVA repassa ao proprietário o valor líquido do aluguel 5 dias úteis após o pagamento feito pelo inquilino. No caso de aluguel com garantia, 5 dias úteis após a data de vencimento estabelecida no contrato de locação, independentemente de o inquilino ter pago o aluguel ou não.

Como é feito o pagamento do aluguel?

R.: A VIVA poderá fazer o pagamento através de depósito em conta corrente ou em cheque na imobiliária. Para a segurança de todos não fazemos pagamentos em dinheiro.

Posso receber o aluguel antecipado?

R.: SIM! A lei do inquilinato, não permite a cobrança antecipada de aluguel do locatário, a não ser que não haja nenhuma garantia no contrato. No entrando, nós da VIVA somos a ÚNICA imobiliária que oferece ao locador a ANTECIPAÇÃO dos seus recebíveis, consulte com um de nossos atendentes o regulamento da campanha.


CONTRATOS E LEGISLAÇÃO

Qual o prazo do contrato de locação?

R.: Para contratos residenciais, é de 36 meses. Para locação comercial, pode ser negociado entre as partes. A VIVA não trabalha com aluguel de curto prazo, como temporada.

Como é reajustado o aluguel?

R.: O aluguel é reajustado anualmente, de acordo com o índice oficial de inflação estabelecido em contrato. Não são permitidos reajustes pelo dólar, salário mínimo ou outros indexadores não oficiais.

Quem é responsável pela manutenção do imóvel?

R.: O inquilino é responsável pelo conserto de danos que causar no imóvel. O proprietário é responsável pela manutenção estrutural do imóvel, como infiltrações por exemplo. Todos os imóveis são segurados contra incêndio e vendaval.


INADIMPLENTES

O que acontece quando o inquilino deixa de pagar o aluguel?

R.: Se o aluguel é GARANTIDO, o proprietário do imóvel continua recebendo o aluguel e a VIVA se responsabilizará pelo despejo e cobrança. Se o aluguel não é garantido, faremos a cobrança judicial e despejo, mas o proprietário só receberá o aluguel depois da execução do locatário ou do fiador.

Tire suas dúvidas